Vulcão na Islândia

O Vulcão Eyjafjallajökull que está localizado entre dois glaciares a Sul da Islândia entrou em erupção em Abril de 2010. Por estar sob uma grande camada de gelo, a erupção provocou um fenómeno em que a lava vulcânica entra em contato com o gelo e provoca inundações, enormes colunas de fumo e deslizamentos gerados pelos blocos de gelo.

O magma em contato com o gelo do glaciar causou uma explosão de fumo e cinzas com cerca de 10 Km de altitude. A enorme quantidade de cinzas expelidas pelo vulcão Eyjafjallajökull provocaram a interrupção do tráfego aéreo em grande parte do norte da Europa, causando milhões de prejuízo às companhias aéreas.

As erupções vulcânicas são frequentes na Islândia, cerca de uma a cada 3 anos, pois a ilha, formada pela actividade vulcânica, conta com muitos vulcões ainda ativos. Os vulcões Hekla e Katla, ambos ativos, estão muito próximos do vulcão Eyjafjallajökull e os cientistas temem que também possam entrar em erupção.

Em Maio de 2011 o vulcão Grimsvotn, também localizado na Islândia, libertou cinzas, impedindo a circulação no espaço áerea de alguns países do Norte da Europa.

Atualizado em 24/05/2011