Veja o passo a passo da receita de bolo-rei e faça em casa este delicioso bolo.
Receita
Ingredientes
- Farinha – 750 gr
- Fermento – 30 gr
- Margarina – 150 gr
- Açúcar – 150 gr
- Ovos – 4
- Frutas cristalizadas – 150 gr
- Frutos secos variados – 150 gr
- Raspa de 1 limão
- Raspa de 1 laranja
- Vinho do Porto – 1 dl
- Sal – 1 colher sobremesa
- Fava – 1
- Açúcar em pó
- Geleia
Preparação
- Pique as frutas cristalizadas e deixe-as amolecer em vinho do Porto – separe algumas inteiras, que irão servir para decorar o bolo;
- Dissolva o fermento num dl de água morna, junte a uma chávena de farinha e deixe levedar durante 15 minutos;
- Bata a margarina, o açúcar e as raspas de limão e laranja;
- Batendo um a um, junte os ovos e a massa de fermento. Quando estiverem bem misturados, adicione a restante farinha e sal;
- Amasse até obter uma consistência elástica e macia;
- Misture as frutas picadas e os frutos secos e molde a massa numa bola. Polvilhe com farinha e tape a massa com um pano, deixando levedar durante 5 horas;
- Após o volume da massa duplicar, coloque num tabuleiro e faça um buraco no centro e insira a fava. Deixe repousar por mais uma hora;
- Pincele o bolo com gema de ovo e enfeite com frutas cristalizadas inteiras, pinhões, nozes e outros frutos secos;
- Leve a cozer em forno médio durante cerca de 25 minutos até ficar dourado;
- Retirar do forno e pincelar com geleia diluída num pouco de água para dar brilho;
- Polvilhar com açúcar em pó.
História do Bolo-rei
A história do bolo-rei está carregada de simbologias e tradições, que remontam há dois mil anos atrás, aquando da visita dos Reis Magos a Jesus.
Representando os presentes oferecidos pelos Reis Magos, a côdea do bolo simboliza o ouro, os frutos secos e cristalizados simbolizam a mirra e o aroma do bolo, em forma de coroa, simboliza o incenso.
Lenda do Bolo-rei
Segundo a lenda, o bolo-rei simboliza os Reis Magos, que, guiados pela Estrela de Belém, se dirigiram até ao local do nascimento de Jesus para o presentearem com ouro, incenso e mirra.
Como Baltasar, Belchior e Gaspar não conseguiam chegar a acordo e disputavam entre si quem seria o primeiro a oferecer os presentes a Jesus, um padeiro sugeriu que fosse feito um bolo com uma fava no interior, sendo que o primeiro a oferecer o seu presente, seria aquele a quem calhasse a fatia com a fava. Na confeção do bolo, foram também utilizados os frutos secos oferecidos por pastores.
Origem do Bolo-rei
À parte da lenda, acredita-se que o bolo-rei surgiu em França, atribuindo-se a sua origem à corte de Luís XIV. Nesse período, a famosa iguaria terá sido especialmente pensada para celebrar o Ano Novo e o Dia de Reis. Em 1789, durante a Revolução Francesa, a confeção do bolo-rei foi proibida, ainda que a receita tenha vindo a ser recuperada por pasteleiros locais, graças ao sucesso do então denominado “gâteau des san-cullotes”.
O célebre bolo-rei rapidamente tornou-se numa tradição típica das festas de final de ano, que se veio a espalhar por vários países.