O número de eleitor permite aos cidadãos exercer o direito de voto nas eleições presidenciais, legislativas, autárquicas, europeias, referendos nacionais e locais.
Como saber o número de eleitor
- Envie um SMS grátis para 3838 (escrevendo RE espaço nº BI ou Cartão de Cidadão espaço data de nascimento no molde AAAAMMDD). Exemplo: RE 12345678 19750602;
- Aceder a Portal do Eleitor, preencher o número de identificação e a data de nascimento no canto superior direito;
- Aceder a Recenseamento Eleitoral e indicar o nome, número de identificação e data de nascimento.
Se é português e reside em território nacional, está automaticamente inscrito no Recenseamento Eleitoral. Se é um cidadão estrangeiro ou reside no estrangeiro, a inscrição é voluntária.
Documentos necessários para votar
- Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão; - Cartão de eleitor;
- Se não tiver consigo o Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão, pode apresentar um documento que tenha fotografia atualizada e que seja habitualmente utilizado para identificação (por exemplo: passaporte ou carta de condução);
- Pode também identificar-se através de dois eleitores que atestem sob compromisso de honra a sua identidade ou ainda pelo reconhecimento unânime dos membros de mesa.
No dia das eleições, dirija-se à sua Mesa de Voto entre as 8h e as 19h. Identifique-se com os documentos necessários e o presidente da mesa entregar-lhe-á o Boletim de Voto.
Veja como votar em Portugal.