Se pensa oferecer um cabaz ao seu chefe para cair nas boas graças deste, pare um pouco para ler este artigo. Como agradar ao seu chefe é uma arte que requer um planeamento cuidado.
Elogiar acima de tudo
Ninguém gosta dos “escovas” descarados, mas toda a gente gosta de receber um elogio. Passar um pouco de graxa, por isso mesmo, não lhe fica nada mal. O importante é fazê-lo subtilmente, sem cair em exagero.
Não dê elogios fáceis ao seu chefe, mas sim indiretos, fazendo-o perceber que está feliz por estar na empresa e que está a aprender ao estar com ele. Elogie a sua sabedoria, comportamento, compreensão ou aquilo que a oportunidade lhe permitir.
Ser específico
Para impressionar o chefe poderá não ser suficiente um bom trabalho. Para dar alguma graxa extra é preciso saber aproveitar o momento certo e fazê-lo da forma correta. Conheça o seu chefe e o que ele gosta de ouvir e aproveite momentos propícios a elogios. Diga que aprendeu muito com um comentário que este fez, por exemplo.
Escolher uma qualidade
Todos os chefes têm defeitos e qualidades. Selecione uma das suas qualidades, que seja realmente digna de se sublinhar, e utilize-a como trunfo para gabar as suas atitudes, numa reunião de avaliação do trabalho.
Não concordar com tudo
Agradar ao seu chefe não é dizer que sim a tudo o que ele diz. Quando estiver em desacordo com ele, mesmo em assuntos triviais, deve-o dizer, para que seja honesto aos olhos dele. Assim, tudo o que diz, como os elogios, lhe soarão verdadeiros. Se for preciso, misture crítica ao elogio, para lhe dar mais autenticidade.
Mostrar entusiasmo
Mostre entusiasmo na hora de fazer uma tarefa dada pelo patrão. Ser prestativo e mostrar alegria no trabalho é uma forma da ganhar credibilidade junto do patrão. Estará a passar graxa ao chefe sem ele sequer se aperceber disso.
Seja proactivo, mostre iniciativa e ofereça sugestões. Em breve será o seu patrão a recorrer a si, como seu braço direito.